Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Defesa incondicional de Bolsonaro (s) atrapalha Cabo Bebeto

O deputado estadual Cabo Bebeto foi a novidade dentre as 27 vagas para a Assembleia Legislativa, em 2018. Ele é o único dos novos parlamentares da atual legislatura que não é membro de nenhuma família ligada ao poder em Alagoas. Além disto, foi o mais votado na capital.


O mandato de Bebeto tem sido no sentido de um representante atuante. Mas se perde quando se dispõe a fazer a defesa incondicional de Jair Bolsonaro - aqui podemos incluir os filhos já que os próprios não se desassociam do pai e vice-versa - independente do tamanho do erro. E isto termina por ter uma evidência paralela aos acontecimentos da cena nacional.

Sim, foi o eleitor bolsonarista que elegeu o agora militar da reserva. Mas exceto o público que tem por opção uma leitura unilateral e teimosa dos fatos, a opinião em relação às atitudes, declarações e capacidade do presidente estão em plena movimentação.

O que indica que manter a linha “Bolsonaro acima de tudo e de todos” pode não ser tão eficaz quanto possa parecer. Inclusive, liberdade de pensamento e identidade própria faz bem a qualquer político. Ou será que Cabo Bebeto e Bolsonaro pensam exatamente iguais? Parece improvável pela própria condição humana.

No mais, o deputado tem se esforçado para ampliar a representatividade em temáticas variadas que passam pelo parlamento e tem boas características apontadas nos bastidores. Uma delas é a atenção com o encaminhamento das causas e dos assuntos coletivos que lhe chegam.

Precisa, no entanto, distinguir a condição de correligionário e aliado - o que Bolsonaro tem provado não ter valor até para a cúpula do PSL e congressistas - para a posição de defesa plena, permanente e ilimitada do presidente (e filhos).

Afinal, uma onda nem sempre é um mar.

*Em tempo: O deputado Cabo Bebeto falou com o blog e disse respeitar a liberdade de expressão deste espaço. Ele pontuou que não concorda 100% com o presidente, mas que considera que no caso da declaração de Eduardo Bolsonaro sobre um novo AI-5 foi retirada do contexto. E que já fez críticas publicamente a exemplo da Reforma da Previdência.

Paralelo