Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

Candidata a vereadora, ex-prefeita Kátia Born volta às urnas

A ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, está de volta nesta eleição. Ela pretende disputar uma vaga na Câmara de Vereadores - cadeira que já ocupou. Também passou por diversos cargos no serviço público com destaque para secretária de Estado da Saúde; da Ciência e Tecnologia e da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos. Além de ter sido a primeira e única mulher a ser eleita como prefeita da capital.

Aliada do ex-governador Ronaldo Lessa, que é candidato a vice-prefeito, Kátia superou diferenças do passado com o deputado JHC e fez questão de demonstrar - para não restar dúvida - na convenção do PDT. Na época, o desentendimento entre os dois se deu pelo comando do PSB, aqui no estado. O mundo gira e estão no mesmo palanque este ano.

Afastada das urnas há algum tempo, mas não da política, ela tem pela frente o desafio de se reconstruir eleitoralmente na cidade em que governou por dois mandatos. Disposição para a campanha tem e sempre teve, mas muita coisa mudou desde então.

Os eleitores mais jovens não a conhecem, mas a ex-prefeita assina algumas realizações conhecidas da cidade, a exemplo do Corredor Vera Arruda. Como militante, faz parte da história política de Alagoas quando participou ativamente dos protestos que levaram à renúncia do ex-governador Divaldo Suruagy (falecido), no marcante dia 17 de julho de 1997.

Ela foi candidata em 1982 (eleita vereadora por Maceió), 1988, 1996 (eleita prefeita de Maceió), 2000 (reeleita prefeita de Maceió), 2006 e 2010.

Por outro lado, em outra faixa etária, Kátia Born é um nome que o eleitorado conhece.

No bom.

E no ruim.

Paralelo