Siga

Receba atualizações

Jana Braga

Por Jana Braga

ADI no Supremo pode impulsionar candidatura de Alfredo Gaspar

Uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) protocolada no Supremo Tribunal Federal pela Associação Nacional dos Procuradores da República pode beneficiar o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar. E até fazer surgir outros possíveis candidatos que por força da lei estão obrigados a escolher entre a carreira pública que já exercem e uma candidatura de escolha popular.

Na prática, a associação pede que seja reconhecida, pelo STF, a inconstitucionalidade de um parágrafo do artigo 128 da constituição que obriga procuradores, promotores e juízes a se demitirem para exercer atividade político-partidária. Tornando-se necessário apenas pedir licença do cargo.

Ainda não há previsão de julgamento da ADI, mas a iniciativa é uma clara intenção de impulsionar a participação de membros do Ministério Público e do Judiciário nas eleições. Depois do avanço, no ano passado, de candidaturas de representantes das classes em questão, com eleitos em todo o país.

Apesar de cogitado como forte candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar ainda não confirma a tese. Mas evidentemente, avalia.

Venhamos e convenhamos.

Seria um incentivo e tanto.

Paralelo